.

.

Presidente do Irã pede por "Nova Ordem Mundial"


Na ONU, Ahmadinejad pede ‘nova ordem mundial’

Presidente rejeita capitalismo e busca ‘governo baseado na mentalidade divina’

Matéria Site Revista Veja de 21/09/2010

Figura de proa de um regime ditatorial, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, pediu nesta terça-feira o estabelecimento de uma "nova ordem mundial". Em declaração feita em Nova York, por ocasião da Assembleia Geral da ONU, ele rejeitou o capitalismo e defendeu um "governo justo e imparcial, baseado na mentalidade divina".

Segundo o texto do discurso, divulgado posteriormente pelas Nações Unidas, Ahmadinejad acusou o capitalismo liberal e as multinacionais de causar o sofrimento de um incontável número de mulheres, homens e crianças no mundo todo. "As estruturas injustas e pouco democráticas das instituições internacionais, políticas e financeiras, estão por trás da maioria das desgraças da humanidade", afirmou.

O presidente pediu a todos, então, que retornassem à “mentalidade divina, a nossa verdadeira natureza, da qual o homem foi criado, e ao governo justo e imparcial".

O discurso do presidente iraniano no plenário da cúpula foi acidentado: em diversas ocasiões, intérpretes das Nações Unidas advertiram que a fala traduzida não condizia com as palavras pronunciadas por Ahmadinejad. Os últimos minutos do discurso não contaram com tradução simultânea.

O objetivo da reunião, que se estende até quarta-feira, é revisar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e tentar acelerar o cumprimento dos compromissos em favor do desenvolvimento adotados pelos integrantes da entidade há dez anos.

Tirania - O caso de Sakineh Mohamadi Ashtiani, condenada à morte no Irã por adultério, é só mais uma das inúmeras provas da tirania do regime encabeçado pelo aiatolá Ali Khamenei - mas que tem em Ahmadinejad sua face "executiva". Combinação de fanático religioso e populista, Ahmadinejad emprega sempre uma retórica incendiária, que tem como alvos principais Israel e os Estados Unidos.

O Irã é atualmente alvo de sanções das Nações Unidas, que querem que Teerã permita a inspeção internacional de suas instalações nucleares e suspenda o enriquecimento de urânio, material que pode ser usado numa arma nuclear.


Fonte: www.veja.abril.com.br

Link: http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/na-onu-ahmadinejad-pede-%E2%80%98nova-ordem-mundial%E2%80%99

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons