.

.

Opinião: Por que, acho que pastor não deve receber da igreja.


Sei que muita gente concorda comigo quando digo que pastor não deve receber da igreja, sei também que muita gente discorda disso. Vou explicar o que acho.

Começaremos entendendo o por que o homem deve trabalhar.

Por cauda do pecado de Adão e Eva, Deus advertiu ambos e imputou diversas punições:

Gênesis 3 (Alguns versículo chaves para melhor entendermos)

1 - Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?

2 - E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,

3 - Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.

4 - Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.

6 - E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.

13 - E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.

14 - Então o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.

15 - E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

16 - E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.

17 - E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.

18 - Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.

19 - No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.

Essa história, todos já conhecemos, trata-se do pecado original de Adão e Eva. Quero destacar um versículo que será usado para nosso reflexão:

Gn. 3:19

No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.”

Percebemos que uma das conseqüências do pecado, ou podemos chamar de “uma das punições” foi o fato de Adão ter que trabalhar para se sustentar, o que nos faz pensar que antes do pecado, enquanto ele desfrutava do jardim do Éden, Adão e sua mulher não precisavam trabalhar para ter seu sustento.

Estando isso claro, podemos afirmar que o trabalho é um castigo. Nós hoje sofremos uma serie de situações que são conseqüências do pecado de Adão. Muitas das vezes não percebemos tais situações como castigo, pois é algo normal, rotineiro e que já nos é comum a muito tempo. Exemplo: Toda mulher ao dar a luz, sofre dores no parto, de acordo com a bíblia isso também é uma punição pelo pecado.

Então fica claro que trabalhar pra se sustentar é uma punição dada por Deus por causa do pecado.

Vamos entender agora como é a vida de um homem dedicado a Deus.

Após a fuga do Egito, e a conquista de Canaã, as tribos do povo de Israel foram divididas e cada um tomou parte de uma herança, cada tribo recebeu sua parte da terra conquistada, porém houve uma tribo que nada recebeu, foi a tribo de Levi (Os Levitas), vejamos o que diz a bíblia.

Números 18

20 - Disse também o SENHOR a Arão: Na sua terra herança nenhuma terás, e no meio deles, nenhuma parte terás; eu sou a tua parte e a tua herança no meio dos filhos de Israel.

21 - E eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo ministério que executam, o ministério da tenda da congregação.

22 - E nunca mais os filhos de Israel se chegarão à tenda da congregação, para que não levem sobre si o pecado e morram.

23 - Mas os levitas executarão o ministério da tenda da congregação, e eles levarão sobre si a sua iniqüidade; pelas vossas gerações estatuto perpétuo será; e no meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão,

24 - Porque os dízimos dos filhos de Israel, que oferecerem ao SENHOR em oferta alçada, tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão.

Diferente das outras tribos, a tribo de Levi, não recebeu nada de herança. Para não lhe faltar o sustento, Deus lhes deu parte daquilo que era oferecido em sacrifício, Deus separou uma parte daquilo que lhe ofereciam e deu aos levitas.

Podemos entender que os levitas não precisavam e nem podiam “trabalhar” para o seu sustento, pois toda a sua vida era dedicada a Deus e esse lhes proporcionava o sustento.

Foi assim que Deus fez aqueles que tinham suas vidas inteiramente dedicadas a Ele.

O velho testamento passou, uma nova aliança se fez através do sangue de Jesus. Agora todos tem acesso direto a Deus, não só os descendente de Levi, mas todo aquele que nEle crer.

Como ficam então os que “vivem” dedicados a Deus?

Tomaremos por exemplo um dos homens que dedicou sua vida a obra de Deus. Paulo de Tarso.

Paulo após sua conversão, dedicou-se inteiramente a Deus. Como todo homem, Paulo precisava de sustento, e ainda caminhavam com ele outros homens que precisavam igualmente do sustento. Sendo Paulo um líder, um apóstolo, arrecadador de doações aos necessitados, poderia ele tomar parte do que recebia para o seu próprio sustento e sustento dos que com ele caminhavam. Vejamos o que Paulo falou sobre isso.

Atos 20

31 - Portanto, vigiai, lembrando-vos de que durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar com lágrimas a cada um de vós.

32 - Agora, pois, irmãos, encomendo-vos a Deus e à palavra da sua graça; a ele que é poderoso para vos edificar e dar herança entre todos os santificados.

33 - De ninguém cobicei a prata, nem o ouro, nem o vestuário.

34 - Sim, vós mesmos sabeis que para o que me era necessário a mim, e aos que estão comigo, estas mãos me serviram.

35 - Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.

Percebemos o quão enfático Paulo foi em dizer que: para o que me era necessário a mim, e aos que estão comigo, estas mãos me serviram. Em outras palavras: Tudo o que precisei e tudo os que estavam comigo, minhas próprias mãos trabalharam.

Paulo mesmo sabendo que “O obreiro é digno do seu salário”, não se acomodou e não se tornou pesado aos que o acolhiam.

Agora vamos juntar os assuntos. Primeiro: Vimos que trabalhar para se sustentar é um castigo. Segundo: Vimos que Deus sustentou os que vivem dedicados a Ele, pois esses não podiam trabalhar. Terceiro: Vimos que Paulo, embora vivesse totalmente dedicado a Deus, trabalhava para se sustentar.

Concluímos que quem trabalha, trabalha pois é um castigo imputado a todos, então não podemos fazer com que a obra de Deus seja um trabalho, pois se assim fizermos, estamos tomando como castigo a obra de Deus.

Sim, se hoje eu preciso ter uma profissão para me sustentar e isso é um castigo de Deus, logo se faço da obra de Deus uma profissão, um meio de ganhar meu sustento, faço com que isso se torne o meu castigo.

Pos isso devemos separar as coisa.

Trabalhar? SIM!

Fazer a obra de Deus? SIM!

Fazer da obra de Deus o meu trabalho? NÂO!

Fazer da obra de Deus o meio do meu sustento? DEFINITIVAMENTE NÃO!

Meu desejo:

Aos que trabalham, façam à obra de Deus. Aos que fazem a obra, que trabalhem.

Aos que “vivem” da obra de Deus, que Deus lhes dê a consciência que deu a Paulo.

1 comentários:

Edton disse...

Pessoalmente não considero que Gn 3:19 afirme que o trabalho seja um castigo, mas sim o trabalho duro.

Observando o versículo 17 e 18, vejo que por consequência do pecado, a terra não dará somente bom fruto, mas também espinhos e cardos, e isso é o que tornará pesado o trabalho do homem.

Digo isso também pensando em Gn 2:4-6. Nesses versículos pode-se ver que já havia a proposta de existir um homem para lavrar a terra. Mesmo com o vapor que subia para regar o que havia, ainda era necessário alguém para cultivar o solo.

Em relação ao recebimento de salário, você citou "obreiro é digno do seu salário", isso me lembrou 1Tm 5:17,18. Esses versículos não apoiam a ideia de que um pastor que realmente lidera bem, prega e ensina a Palavra receba por isso?

Por fim, acho que devemos considerar o contexto socioeconômico de cada igreja, pois vemos que Paulo buscou trabalhar para não ser um peso aos irmãos da Tessalônica (2Ts 3:8,9) e para isso servir de modelo, porém ele não nega possuir esse direito. Acredito que outro caso a se pensar é o registrado em 2Co 11:8,9.

Parabéns pelo blog. Não tenho o costume de comentar, mas leio sempre que possível.

Fique com a Paz.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons