.

.

Estudo: A verdeira igreja de Cristo






A bíblia diz em uma mesma frase algo que pode ser muito simples para os pequenos de imaginação e muito complexo para os grandes de alma.

“1Co 12:27 Ora, vós sois corpo de Cristo, e individualmente seus membros.”

O texto completo é 1Co 12: 1 – 31

Entendemos que a igreja é o corpo de Cristo, e Jesus é a cabeça. Um corpo só se torna completo quando todos os membros fazem parte do mesmo sistema, assim como uma mão precisa estar ligada a corrente sanguínea, aos nervos, músculos, pele e outras infinitas coisas. Quando afirmamos que a igreja é o corpo de cristo, estamos falando em sentido figurado, algo que explica perfeitamente bem o significado da nossa união com Jesus.
Pense comigo:
Como poderíamos estar ligados com outros servos de Deus que estão a kilometros de distancia? Ou ainda, pessoas com os modos diferentes, culturas diferentes, atitudes diferentes, problemas diferentes?
Como poderíamos fazer parte do mesmo corpo, do mesmo propósito se somos tão diferentes?
Há quem pense que isso seria impossível. Impossível conviver com alguém tão diferente, impossível fazer parte do mesmo propósito com pessoas que vivem situações diferentes.
Eu digo que não! É absolutamente perfeito o convivo com pessoas, idéias, propósitos e funções distintas umas das outras.
Você sabe que em um corpo humano, os órgãos fazem cada um o seu papel. Imagine: A função do cérebro é comandar todo o corpo, o estômago por sua vez faz a digestão do alimento que antes foi triturado pela boca. Ou seja, cada órgão diferentemente um do outro faz o corpo funcionar em perfeita ordem.
Igualmente é a igreja. Pois cada um, individualmente tem sua função, e são de extrema importância para o perfeito funcionamento da obra de Deus.
Mais o que discutiremos nesse texto não é do que é feito a igreja e sim, como funciona a igreja!

AFINAL DE CONTAS COMO DEVERIA SER A IGREJA DE DEUS?

Vamos começar falando de como é a igreja hoje.

A palavra igreja (do grego ἐκκλησία, ekklēsía, significando "assembléia","convocação") utiliza-se para descrever não apenas uma comunidade religiosa cristã mas também a construção usada para serviços religiosos públicos, dedicando-se geralmente aos do culto cristão. Outro termo para definir o edifício dedicado ao culto cristão é templo.

Fonte: Wikipedia.com


Assim como eu, você quando ouve dizer a palavra igreja, imediatamente seu sub-consciente lhe remete a um edifício com características singulares, bancos ou cadeiras espelhadas em seu salão principal, um púlpito onde o pregador pronunciará seu discurso, em alguns casos, janelas coloridas decoradas com paisagens ou com a figuras dos santos.
A pergunta é:
Porque temos toda essa projeção e idéia de que assim é uma igreja? Quando tudo isso começou?

Pra entendermos, precisamos fazer uma viagem ao tempo, e seguir os passos dos antigos cristão, até chegarmos ao modelo que hoje chamamos de igreja.

No primeiro século, os cristãos estavam em constante crescimento do seu contingente, as pequenas reuniões se transformaram em congregações, até um tempo em que as congregações precisavam de um lugar maior para suportar o numero de membros, foi então que os cristãos adotaram as basílicas como templo, pois suportavam a necessidade e ainda facilitava a ordem do culto.

Muitos anos se passaram e as antigas basílicas foram tomando uma forma corrigida, alterada de forma conveniente a ordem do culto. Um estilo de arquitetura chamado de gótico, mudou a estrutura e aparência da construções destinadas a adoração e culto a Deus pelos cristãos. Sabemos que toda essa evolução não foi só da arquitetura, mas também do corpo eclesiástico. Tais mudanças foi altamente impulsionada por volta do século V, com a criação da ICAR (Igreja Católica Apostólica Romana). O imperador Constantino, constituiu a religião cristã como a religião oficial de todo império romano. Toda a igreja foi evoluindo. Quando digo “toda a igreja”, estou me referindo a igreja como edifício, a igreja com todo o corpo eclesiástico (Líderes, mestres, padres, etc.), e até mesmo os membros.

Um período se extrema importância na história da igreja, e que não podemos deixar de comentar, foi a reforma protestante. Um personagem chamado Martinho Lutero (1483 a 1546), foi o líder percursor do movimento chamado protestantismo, pois foi após os protestos de Lutero, que tal reforma se deu a igreja. Martinho Lutero, estava indignado com a deturpação da palavra de Deus e com os dogmas humanos imposto pela igreja, tal indignação lhe deu as suas famosas “99 teses”. Tais teses iam diretamente ao confronto com os ensinamentos da igreja. Toda essa briga gerou uma grande divisão no povo cristão. De um lado ficaram os remanescentes da Igreja Católica e de outro estavam os então chamados protestantes.
Toda essas historia repercute até os nossos dias, porém houveram ainda uma série de divisões. O que vale a pena ressaltar é que os protestantes não se desvincularam totalmente das “manias” católicas, sendo assim, muitos ritos e maneiras de se prestar o culto a Deus foram preservado.
Daremos agora um salto na historia, chegaremos nos dias atuais, e mais precisamente no Brasil. O Brasil é um país de livre credo, logo não existe uma religião oficial ou obrigatória, ainda assim, a maior parte da população é cristã (Católica ou Protestante), e nós brasileiros herdamos um “evangelho importado” pois recebemos influencia do catolicismo romano ou da reforma protestante, sem contar o quanto já não foi mudado esses movimentos. E aqui estamos nós, tendo a concepção de que tudo isso estudado aqui é a igreja.
Edifícios monumentais, ordem no culto, sacerdotes, manias, frases de efeito, jargões, grupos de louvor, cruzadas evangelisticas, missa disso, culto daquilo, campanha pra isso, campanha pra aquilo outro, oferta pra isso, dar pra receber… E por ai vai.

E FINALMENTE, COMO É ENTÃO A IGREJA DE DEUS?

A igreja de Deus é a comunhão e união dos santos, não só física como também espiritual, esses santos fazem parte do corpo de Cristo, e são comandados diretamente pelo cabeça Jesus, esses santos não se prostram a ensinos humanos ou de demônios, a igreja de Deus continua incorruptível. A igreja de Deus não se rende a rituais humanos e pagãs, não usa o nome de Jesus como moeda de troca, não se mantém as custas dos dízimos e ofertas dos fiéis.
A igreja de Deus não se prende a templos e construções humanas.
Os santos não levam a palavra através de emoção, não fazem shows em nome de Deus.

Os santos se mantém fiel a Deus.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons